sexta-feira, 18 de abril de 2008

A primeira reunião do grupo aconteceu na passada sexta-feira.
Éramos cerca de dez pessoas, uma delas estudante de outra faculdade. A reunião, que serviu sobretudo para sabermos a quantas pessoas conseguiríamos chegar e para nos conhecermos melhor, correu muito bem e foi óptimos vermos que existem mais pessoas interessadas na temática LGBTQ.

Neste momento estamos a tentar marcar outra reunião e a tentar organizar um debate. Assim que tivermos datas iremos divulga-las aqui!

Se quiserem mais informações sobre o grupo contactem-nos ou por aqui ou por e-mail para letrasforadoarmario@gmail.com

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cartazes? Que cartazes?

Quando decidimos começar um grupo de lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer e simpatizantes na nossa Faculdade sabíamos que não seriam muitos os apoios ou a participação directa de outros alunos da Faculdade de Letras logo de início. Sabemos que ainda é muito difícil dar a cara, ainda mais num espaço onde todas as pessoas se reconhecem. Sabemos também que a população LGBTQ tem poucas coisas em comum e que alguns não iriam ter vontade de participar em algo do género. Já dissemos várias vezes que se aparecer uma pessoa nova na reunião de amanhã já será uma grande vitória. Sabemos isso e não vamos perder a motivação face às primeiras dificuldades. Lutar contra os nossos preconceitos por vezes demora muito tempo e é um obstáculo difícil de ultrapassar.

Mas esquecemo-nos de outro: o preconceito dos outros.

Como bons estudantes que somos temos pouco dinheiro para gastar em cartazes. Limitamo-nos a imprimir 20 folhas A4 com a imagem disponível no lado direito deste blogue, informações sobre a reunião e contacto do grupo. Todas as folhas foram carimbadas pelo CD e espalhadas por várias zonas da Faculdade.

Menos de 24 horas percebemos que 17 cartazes tinham desaparecido. Sobraram apenas os três deixados no Pavilhão Novo, talvez por estarem num local mais afastado. Todos os outros foram arrancados apenas por serem de um grupo LGBTQ. O que mais pode explicar que alguém se dê ao trabalho de andar por todo o edifício principal de uma faculdade arrancando todas as nossas folhas carimbadas e ao mesmo tempo ignorando cartazes grandes e chamativos de festas que já aconteceram?

Porque é que alguém se sente de tal forma incomodado com um grupo LGBTQ ao ponto de boicotar o seu trabalho? Medo que alguém @/@s leve à força para uma reunião nossa? Problemas com pessoas que se assumem e não têm problemas com o que são? É que o preconceito que existe na nossa sociedade já é suficiente para dificultar qualquer trabalho LGBTQ não é preciso andar a arrancar cartazes autorizados.

Somos teimosos e logo a seguir juntámos os cêntimos na carteira e imprimimos mais 14 folhas. Lá fomos outra vez ao CD carimbá-las e lá as espalhámos pela FLUL. Esperemos que durem até amanhã para que os alunos saibam que vai haver uma reunião sobre um tema que lhes pode interessar. E na reunião seguinte teremos mais cartazes. Maiores. Se for necessário teremos faixas. Teremos murais. Teremos flyers. Teremos tudo o que acharmos necessário para divulgar o grupo e lutar contra qualquer tipo de boicote. É que temos muita vontade de trabalhar e não vai ser algo como isto que nos irá demover. Quando já vencemos a nossa ElGêBeTeQuêFobia não será a dos outros que nos irá parar.

A reunião, aberta a todos/as, será amanhã, sexta-feira, dia 11 de Abril, às 13h na sala 2 do Pavilhão Novo. Estaremos lá até às 15h à espera de quem quiser aparecer!

As eleições para a Associação de Estudantes serão nos dias 21 e 22 de Abril.
Informa-te sobre as duas listas e vai votar!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Primeira Reunião

Primeira reunião do grupo de LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRANS, QUEER E SIMPATIZANTES da Faculdade de Letras!

A discriminação pode ser combatida de várias formas e por todas as pessoas, junta-te a nós e faz-te ouvir!



Sexta-feira, reunião na sala 2 do PN às 13horas

Aparece!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Festas de aniversário da Opus Gay e da rede ex aequo


- FESTA de ANIVERSÁRIO da OPUS GAY -

Esta 6ª feira, Dia 4 de Abril a partir das 23 Horas

Não Falte á Festa de Aniversário da Opus Gay

No 'MEMORIAL BAR' - No Principe Real

Memorial Bar, situado na Rua Gustavo Matos Sequeira, Nº 42 - A

Para mais informações Ligue: 213907147 (Memorial) ou 213151396 /962400017 (Opus Gay)

Os artistas que vão participar no show do aniversario da Opus Gay são:

'Vivian Leigh', 'Leo', 'Dayrson' e 'Djipsi' com um espectáculo montado o ' Revolution ' !!

E Muitas Outras Surpresas !

Festeje Conosco 10 Anos de Activismo !

Precisamos de todos, lgbt´s e heteros porque esta luta é de todos,e por todos lutamos ,pela Modernidade,contra o Preconceito,pela Diversidade!

http://www.opusgay.org

http://www.memorialbar.blogspot.com

http://www.opusgay-ong.blogspot.com