Mostrar mensagens com a etiqueta FLUL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FLUL. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cartazes Arrancados (outra vez!)

À semelhança daquilo que aconteceu há 4 anos atrás quando o L.F.A. foi criado e quisemos fazer a nossa primeira reunião aberta com os estudantes, os nossos cartazes voltaram a ser arrancados.

Há 4 anos eram 20 cartazes pagos com dinheiro do nosso bolso, que passado 2 dias só restavam 2 pendurados nas paredes da faculdade. Não nos deixámos intimidar e voltamos a imprimir mais para que os estudantes interessados tivessem oportunidade de se informar.

A semana passada colámos 24 cartazes a divulgar o debate do Poliamor. Mas ontem (segunda-feira) quando chegámos à faculdade, voltámos a notar que quase todos tinham sido arrancados de novo. Felizmente desta vez, e graças ao apoio da A.E., temos mais cartazes, e deixámos alguns de reserva caso a situação de à 4 anos se voltasse a repetir. Ontem voltámos a colar uns quantos cartazes para substituir os que tinham sido arrancados, e voltámos a deixar alguns de reserva para colar hoje.

Tal como há 4 anos atrás, os cartazes estão carimbados pela Direcção da faculdade, e este ano temos ainda o apoio da A.E.. Mas pelos vistos há pessoas que se sentem tão ameaçadas por algo que não é um ataque, que resolvem censurar cartazes que não são deles e que estão num espaço que não é o deles.

É triste ver que, mesmo após 4 anos, a ignorância continua a "povoar" a nossa faculdade.



Para quem quiser saber melhor o que aconteceu em 2008 pode ler no nosso blog aqui: http://letrasforadoarmario.blogspot.com/2008/04/cartazes-que-cartazes.html

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cartazes? Que cartazes?

Quando decidimos começar um grupo de lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer e simpatizantes na nossa Faculdade sabíamos que não seriam muitos os apoios ou a participação directa de outros alunos da Faculdade de Letras logo de início. Sabemos que ainda é muito difícil dar a cara, ainda mais num espaço onde todas as pessoas se reconhecem. Sabemos também que a população LGBTQ tem poucas coisas em comum e que alguns não iriam ter vontade de participar em algo do género. Já dissemos várias vezes que se aparecer uma pessoa nova na reunião de amanhã já será uma grande vitória. Sabemos isso e não vamos perder a motivação face às primeiras dificuldades. Lutar contra os nossos preconceitos por vezes demora muito tempo e é um obstáculo difícil de ultrapassar.

Mas esquecemo-nos de outro: o preconceito dos outros.

Como bons estudantes que somos temos pouco dinheiro para gastar em cartazes. Limitamo-nos a imprimir 20 folhas A4 com a imagem disponível no lado direito deste blogue, informações sobre a reunião e contacto do grupo. Todas as folhas foram carimbadas pelo CD e espalhadas por várias zonas da Faculdade.

Menos de 24 horas percebemos que 17 cartazes tinham desaparecido. Sobraram apenas os três deixados no Pavilhão Novo, talvez por estarem num local mais afastado. Todos os outros foram arrancados apenas por serem de um grupo LGBTQ. O que mais pode explicar que alguém se dê ao trabalho de andar por todo o edifício principal de uma faculdade arrancando todas as nossas folhas carimbadas e ao mesmo tempo ignorando cartazes grandes e chamativos de festas que já aconteceram?

Porque é que alguém se sente de tal forma incomodado com um grupo LGBTQ ao ponto de boicotar o seu trabalho? Medo que alguém @/@s leve à força para uma reunião nossa? Problemas com pessoas que se assumem e não têm problemas com o que são? É que o preconceito que existe na nossa sociedade já é suficiente para dificultar qualquer trabalho LGBTQ não é preciso andar a arrancar cartazes autorizados.

Somos teimosos e logo a seguir juntámos os cêntimos na carteira e imprimimos mais 14 folhas. Lá fomos outra vez ao CD carimbá-las e lá as espalhámos pela FLUL. Esperemos que durem até amanhã para que os alunos saibam que vai haver uma reunião sobre um tema que lhes pode interessar. E na reunião seguinte teremos mais cartazes. Maiores. Se for necessário teremos faixas. Teremos murais. Teremos flyers. Teremos tudo o que acharmos necessário para divulgar o grupo e lutar contra qualquer tipo de boicote. É que temos muita vontade de trabalhar e não vai ser algo como isto que nos irá demover. Quando já vencemos a nossa ElGêBeTeQuêFobia não será a dos outros que nos irá parar.

A reunião, aberta a todos/as, será amanhã, sexta-feira, dia 11 de Abril, às 13h na sala 2 do Pavilhão Novo. Estaremos lá até às 15h à espera de quem quiser aparecer!

As eleições para a Associação de Estudantes serão nos dias 21 e 22 de Abril.
Informa-te sobre as duas listas e vai votar!