domingo, 10 de abril de 2011

Debate sobre o Poliamor

O Letras Fora do Armário organizou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no dia 6 de Abril de 2011, um debate sobre o Poliamor.
Foi com muito agrado que vimos a sala cheia com mais de 40 pessoas, tanto da faculdade como de fora dela. Os nossos oradores fizeram um excelente trabalho, expondo  o tema de uma forma simples e esclarecedora.
No final seguiu-se o debate onde a audiência foi bastante participativa e ouviram-se variadas opiniões e dúvidas.
Mais uma vez agradecemos a comparência de todas as pessoas que vieram assistir. Agradecemos ainda aos oradores pelo óptimo trabalho que realizaram, e também à Associação de Estudantes por nos ter fornecido os meios para a impressão dos cartazes.


Nota: Em relação à questão que a certa altura foi levantada durante o debate aqui está a confirmação da veracidade da resposta de Daniel Cardoso, sendo que a frase citada encontra-se na segunda linha do texto: "[...]It is based on the supremacy of the man, the express purpose being to produce children of undisputed paternity; such paternity is demanded because these children are later to come into their father’s property as his natural heirs. [...] As a rule, it is now only the man who can dissolve it, and put away his wife. The right of conjugal infidelity also remains secured to him, at any rate by custom (the Code Napoleon explicitly accords it to the husband as long as he does not bring his concubine into the house), and as social life develops he exercises his right more and more; should the wife recall the old form of sexual life and attempt to revive it, she is punished more severely than ever.



 Diagrama de Venn: 
(abrir para ver no tamanho original)



1ª parte (intervenção de Daniel Cardoso)


2ªparte (intervenção de Daniel Cardoso)



3ª parte (intervenção de Daniel Cardoso)



4ª parte (intervenção de Inês Rôlo)



5ªparte  (intervenção de Inês Rôlo)



6ª parte (intervenção de Sofia Correia)




7ªparte (intervenção de Sofia Correia)




8ª parte

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cartazes Arrancados (outra vez!)

À semelhança daquilo que aconteceu há 4 anos atrás quando o L.F.A. foi criado e quisemos fazer a nossa primeira reunião aberta com os estudantes, os nossos cartazes voltaram a ser arrancados.

Há 4 anos eram 20 cartazes pagos com dinheiro do nosso bolso, que passado 2 dias só restavam 2 pendurados nas paredes da faculdade. Não nos deixámos intimidar e voltamos a imprimir mais para que os estudantes interessados tivessem oportunidade de se informar.

A semana passada colámos 24 cartazes a divulgar o debate do Poliamor. Mas ontem (segunda-feira) quando chegámos à faculdade, voltámos a notar que quase todos tinham sido arrancados de novo. Felizmente desta vez, e graças ao apoio da A.E., temos mais cartazes, e deixámos alguns de reserva caso a situação de à 4 anos se voltasse a repetir. Ontem voltámos a colar uns quantos cartazes para substituir os que tinham sido arrancados, e voltámos a deixar alguns de reserva para colar hoje.

Tal como há 4 anos atrás, os cartazes estão carimbados pela Direcção da faculdade, e este ano temos ainda o apoio da A.E.. Mas pelos vistos há pessoas que se sentem tão ameaçadas por algo que não é um ataque, que resolvem censurar cartazes que não são deles e que estão num espaço que não é o deles.

É triste ver que, mesmo após 4 anos, a ignorância continua a "povoar" a nossa faculdade.



Para quem quiser saber melhor o que aconteceu em 2008 pode ler no nosso blog aqui: http://letrasforadoarmario.blogspot.com/2008/04/cartazes-que-cartazes.html