quarta-feira, 1 de outubro de 2008

flash mob

Amig@s, companheir@s e familiares,

Como sabem no dia 10 de Outubro foi agendada a discussão parlamentar de dois projectos que contemplam o acesso ao casamento civil a pessoas do mesmo sexo. Em Espanha, Zapatero, disse, "não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros". Mais, falamos de uma alteração mínima na lei, com custo zero.

Sócrates, contrário ao seu congénere, recusou a liberdade de voto no dia 10 de Outubro. Dizendo que "o casamento de homossexuais não está na agenda política nem do Governo nem do PS. Não está no programa do Governo do PS e o PS não anda a reboque de nenhum outro partido". Como se fosse uma questão partidária!

Dizem que tem de haver debate na sociedade, não reconhecendo que a única questão fracturante nesta matéria é a homofobia em si.

Porque não podemos ficar indiferentes, porque queremos essa alteração na lei e porque Direitos não podem nunca andar a reboque, queremos convocar-te para duas flash mob pelo Acesso ao Casamento Civil entre Pessoas do Mesmo Sexo.

1ª Flash Mob, quinta-feira , 2 de Out, às 19h30, junto à saída do Metro Baixa/Chiado em frente à pastelaria A Brasileira.

2ª Flash Mob, quarta-feira, 8 de Out, às 19h30, na Praça do Rossio, junto à estátua, onde foram muitos homossexuais castigados publicamente.

O que é uma flash mob? São multidões de pessoas, num sítio público, que realizam uma acção previamente combinada e que devem dispersar por completo após a realização do proposto.

Que devo fazer? Deves levar uma folha em branco e uma caneta. Às 19h30, deves escrever na folha em branco "Acesso ao Casamento Civil", e de seguida erguer a folha para que todas e todos a possam ler. Ao fim de um minuto, deves dispersar, como se nada tivesse acontecido.

E procura ser pontual. Está lá um pouco antes para que a flash mob tenha o impacto pretendido.

Poderás também divulgar via sms.

1ª Flash Mob pelo acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, quinta, dia 2, em frente à Brasileira, às 19h30. Leva folha branca e caneta para escreveres "Acesso ao Casamento Civil". Deves dispersar no minuto seguinte!

e...

2ª Flash Mob pelo acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, quarta, dia 8, na praça do Rossio, às 19h30. Leva folha branca e caneta para escreveres "Acesso ao Casamento Civil". Deves dispersar no minuto seguinte!

Divulga!

5 comentários:

diaba vermelha disse...

É triste mas continuamos a ser considerados cidadãos de segunda, sem direito a escolher entre casar e não casar. Pelos vistos o PS impôs diciplina de voto. Vamos pensar que ão menos vai servir para o tema ser debatido

Anónimo disse...

Admito que, ao contrario de muitos, só tomei conhecimento deste espaço e desta iniciativa quando li a revista com'out (e isso aconteceu.. errr... ontem ^^).
De qualquer forma, "antes tarde que nunca", aproveitar para vir dar aqui uma vista de olhos.
Sou lésbica e ao inicio, por medo das reacções, não queria que as pessoas soubessem. Acabei por dizer a verdade às pessoas mais chegadas e agora já não escondo. Percebi, finalmente, que a melhor forma de não ser descriminada é falar naturalmente e não agir daquela forma mais tipica do "tenho uma coisa para te contar". Como é obvio nem toda a gente reagiu da melhor maneira, ou pelo menos não da maneira que eu gostava que tivessem reagido. E ainda há muitos que preferem comentar nas costas, mas isso há sempre. Nunca sofri algum tipo de descreminação, pelo menos não directamente, mas tou consciente que muitos sofrem com isso.
Portanto, parabens pela iniciativa, apesar de não se passar na "minha" faculdade fiquei "interessada" em conhecer melhor o projecto =) vão dando noticias.
*
s.

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Primeiro que nada, parabéns, parabéns meeeeeesmo por terem tido esta iniciativa. É difícil, nem sei o quanto mas só pode ser, começar algo assim.

Também só tomei conhecimento porque comprei a Com'out e fiquei admirada, confesso, mas muito satisfeita. :) Agora estou na faculdade de letras de coimbra MAS o ano passado fiz o primeiro semestre na de lisboa. conclusão: pena não ter sido uns mesitos mais cedo! conhecendo-me bem e como me sinto agora em relação à minha orientação, teria todo o gosto em participar nesta missão com vocês.

Bem, resta-me desejar boa sorte. Força, porque estão a fazer a diferença e é isso que é preciso.

*

S.M. disse...

Olá, pessoal (de novo).
Eu ando por aí a acabar o mestrado e achei excelente um grupo Queer na FLL. Onde são vocês "encontráveis"?
Beijinh@s