quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cartazes? Que cartazes?

Quando decidimos começar um grupo de lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer e simpatizantes na nossa Faculdade sabíamos que não seriam muitos os apoios ou a participação directa de outros alunos da Faculdade de Letras logo de início. Sabemos que ainda é muito difícil dar a cara, ainda mais num espaço onde todas as pessoas se reconhecem. Sabemos também que a população LGBTQ tem poucas coisas em comum e que alguns não iriam ter vontade de participar em algo do género. Já dissemos várias vezes que se aparecer uma pessoa nova na reunião de amanhã já será uma grande vitória. Sabemos isso e não vamos perder a motivação face às primeiras dificuldades. Lutar contra os nossos preconceitos por vezes demora muito tempo e é um obstáculo difícil de ultrapassar.

Mas esquecemo-nos de outro: o preconceito dos outros.

Como bons estudantes que somos temos pouco dinheiro para gastar em cartazes. Limitamo-nos a imprimir 20 folhas A4 com a imagem disponível no lado direito deste blogue, informações sobre a reunião e contacto do grupo. Todas as folhas foram carimbadas pelo CD e espalhadas por várias zonas da Faculdade.

Menos de 24 horas percebemos que 17 cartazes tinham desaparecido. Sobraram apenas os três deixados no Pavilhão Novo, talvez por estarem num local mais afastado. Todos os outros foram arrancados apenas por serem de um grupo LGBTQ. O que mais pode explicar que alguém se dê ao trabalho de andar por todo o edifício principal de uma faculdade arrancando todas as nossas folhas carimbadas e ao mesmo tempo ignorando cartazes grandes e chamativos de festas que já aconteceram?

Porque é que alguém se sente de tal forma incomodado com um grupo LGBTQ ao ponto de boicotar o seu trabalho? Medo que alguém @/@s leve à força para uma reunião nossa? Problemas com pessoas que se assumem e não têm problemas com o que são? É que o preconceito que existe na nossa sociedade já é suficiente para dificultar qualquer trabalho LGBTQ não é preciso andar a arrancar cartazes autorizados.

Somos teimosos e logo a seguir juntámos os cêntimos na carteira e imprimimos mais 14 folhas. Lá fomos outra vez ao CD carimbá-las e lá as espalhámos pela FLUL. Esperemos que durem até amanhã para que os alunos saibam que vai haver uma reunião sobre um tema que lhes pode interessar. E na reunião seguinte teremos mais cartazes. Maiores. Se for necessário teremos faixas. Teremos murais. Teremos flyers. Teremos tudo o que acharmos necessário para divulgar o grupo e lutar contra qualquer tipo de boicote. É que temos muita vontade de trabalhar e não vai ser algo como isto que nos irá demover. Quando já vencemos a nossa ElGêBeTeQuêFobia não será a dos outros que nos irá parar.

A reunião, aberta a todos/as, será amanhã, sexta-feira, dia 11 de Abril, às 13h na sala 2 do Pavilhão Novo. Estaremos lá até às 15h à espera de quem quiser aparecer!

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, a iniciativa é de louvar! Nao se deixem abater e continuem a marcar presença!

O mesmo devia ser feito por aqui na Faculdade de letras do Porto...

Anónimo disse...

a reuniao é as 13h ou as 15h? É que nos cartazes diz que é as 13h

sapatilha rota disse...

É às 13h! Obrigada pela correcção, anónimo! :)

Sónia Dias disse...

foram mais é do teu bolso :x porque eu sou um bolso furado ambulante x)

Anónimo disse...

Não fui à reunião mas gostava de saber qual foi o seu conteúdo e/ou o das próximas, se possível. Imagino que também possam ir pessoas que não tenham nada a ver com a Universidade, não é? =P

Placi disse...

Parabéns pela vossa iniciativa.
Existem na nossa sociedade mentes muito tacanhas, mas já existem muitas mentes que encaram o tema com naturalidade.
O futuro é dos jovens e não podemos esquecer que marginalizados estão os jovesn que tentam viver com naturalidade a sua "diferença", como o são jovens que são filhos de pais "diferentes".
Um abraço
Placi

Anónimo disse...

eu fui às 14h e pouco e não vi ninguem... Passou esta oportunidade... :(

Anónimo disse...

É horrível como num meio culto e aberto que supostamente existe numa faculdade, ainda aconteçam situações dessas! É completamente descabido e irracional. Bem, como qualquer acto baseado no preconceito o é...

Continuem a lutar! A vossa iniciativa é muito importante =)

Anónimo disse...

Creio que podem vir a ter uma grande luta com os grupos e simpatizandes nacionalistas e de extrema-direita na faculdade, mas não desistam e não recorram aos mesmos métodos do que eles!
Outra coisa, quanto ao juntar cêntimos da carteira para cartazes e divulgação, podem sempre pedir ajuda à Associação de Estudantes. Eles têm protocolos com as reprografias e instalações com computadores e internet para assistir nos projectos dos alunos. Faz parte dos estatutos e não vos podem recusar! Não precisam de gastar o vosso dinheiro e os vossos meios neste projecto. Utilizem a AE, é para isso que ela serve! ;)

Machado disse...

Parabens!
Quem fala assim não é gago... ;)
Mas o que quero mesmo dizer é que não estão sozinhos! Vão ser pioneiros numa iniciativa que vai crescer, vão ver! Ao principio é capaz de custar mas não desanimem... "Sem chuva não há arco-iris!"
Vi a vossa iniciativa na "TimeOut" e fiquei curioso, vim cá espreitar o vosso empenho e trabalho! Parabens! ;) Ate breve e muita força!
Beijos e abraços

Anónimo disse...

Vi o artigo na Time Out e não podia deixar de passar aqui para vos dar os parabéns pela iniciativa.
Força!
Sara

Três disse...

Fantástico. (: